quinta-feira, 28 de junho de 2012

Vinícius de Morais

Como poeta, Vinícius integra o grupo de poetas religiosos, que se formou no Rio de Janeiro entre as décadas de 1930 e 1940.
Em sua Antologia poética, publicada em 1955, Vinícius de Morais, assinalava que sua obra consistia m duas fases: " A primeira, transcendental, frequentemente mística, resultante de sua fase cristã, termina com o poema 'Ariana, a mulher'. Na segunda "estão nitidamente marcados os movimentos de aproximação do mundo material, com a difícil mas consistente repulsa ao idealismo dos primeiros anos".
A primeira fase de Vinícius é marcada pela preocupação religiosa, pela angústia existencial diante da condição humana e pelo desejo de superar, por meio de transcedência mística, as sensações de pecado, culpa e desconsolo que a vida terrena oferece.
Em 1943 o poeta torna-se interessado nos temas cotidianos, nas coisas simples da vida, e explora com sensualismo os temas do amor e da mulher. A linguagem também tende à simplicidade: o verso livre passa a ser mais empregado, a comunicação fica mais direta e dinâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário