quinta-feira, 28 de junho de 2012

Olhinhos de Gato - Cecília Meireles


Esse livro de Cecília Meireles conta a vida da escritora,  relatada em um diário que ela mesmo escreveu através da sua vida, relatando histórias encantadas da ama, as descrições suaves dos moradores da rua do bairro do Estácio, no Rio de Janeiro. Ela passa por momentos de alegrias e momentos de tristeza.
Ela mostra o que ela ta sentido através da musica do canto e das poesias que era o ato dela mostrar como ela se sentia no meio de pessoas muitos estranhas e que ela vai cada vez mais pegando confiança e uma certa intimidade.
Olhinhos de gato ( Cecília Meireles) é uma menina muito esperta, pois estava atenta a tudo que acontecia a seu redor. Era criada pela avó Jacinta que no livro é chamada Boquinha de doce, após a morte dê seus pais. Sua avó lhe tratada com muitos mimos e fazia lindos i belos vestidos com babados, fitas, renda e ponto russo; para lhe fazer feliz.
A menina também convivia com sua ama que era chamada de Dentinho de Arroz, era silenciosa, olhos negros, levemente vesgos,  mágoa no olhar. Com ela, Olhinhos de Gato se divertia subindo a ladeira suspensa no ombro.
Havia ainda a presença carinhosa da Maria Maruca e Có, agregados da família, de tia Totinha, que Olhinhos de Gato considerava sábia porque tocava piano e fazia pão-de-ló. Olhinhos de Gato tem alma feminina; cheiros, sons e sabores da infância. Uma infância povoada de lembranças, de solidão e do sentimento sempre presente da morte, por causa da morte de seus pais.
E outro tipo de dor que acontece na vida da menina é quando eles cortam os seus cabelos,  seus cachos bem curtos, e ela se sente estranha, como se fosse outra pessoa. Ela leva pra casa e entrega-os para avó, que em troca lhe da uma cadeirinha de vime e sentada na cadeira acontece várias coisas que faz com que Olhinhos de Gato descobre que consegue ver os mortos, mas nem os vivos e nem os mortos sabem  disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário